Home / Papa / Papa Francisco lança campanha mundial da Cáritas sobre imigração e refúgio

Papa Francisco lança campanha mundial da Cáritas sobre imigração e refúgio

O Papa Francisco lançará durante a Audiência Geral da próxima quarta-feira (27 de setembro) a Campanha da Caritas Internationalis “Share the Journey” ( no Brasil com a tradução “Compartilhe a viagem”).

A iniciativa, que teve início a partir da aprovação da Assembleia Geral da entidade em 2015,  envolve as Caritas do mundo todo e tem por objetivo promover a acolhida dos migrantes e dos refugiados por meio da partilha das suas experiências.

Com essa campanha, a Cáritas deseja que essas pessoas se conheçam, troquem experiências, multipliquem saberes e compartilhem a vida de forma positiva.

Desta forma, a entidade assume de forma ainda mais comprometida a sua identidade como uma família mundial, que encoraja as pessoas a refletir, aproximando imigrantes, refugiados e comunidades com o objetivo de mudar corações e mentalidades.

No Brasil, o lançamento da campanha acontece às 15 hora dia 27, no alto do Corcovado, sendo o Cristo Redentor, um ícone do acolhimento, que sempre recebe a todos de braços abertos, escolhido para ser o embaixador da campanha.

A proposta de ação da campanha é que todos que tenham com uma experiência de migração compartilhem a história da sua viagem – desde os próprios imigrantes, até pessoas que vivem em comunidades de onde estes imigrantes saem, por onde passam ou aonde chegam e se estabelecem.

Assim, mais pessoas vão ouvir e compreender os motivos pelos quais as pessoas migram e as suas razões. A Cáritas acredita firmemente que os encontros positivos não só contribuem para mudar o debate em torno da migração, mas também contra o medo, o racismo e a xenofobia.

Para ajudar a impulsionar a campanha nas redes sociais basta o registro em foto de um gesto simbólico: braços abertos, como o Cristo Redentor, em sinal de acolhida aos imigrantes. A imagem deverá ser publicada no Facebook, no Twitter ou no Instagram, com as hashtags #sharejourney e #compartilheaviagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *