Home / Colunistas / O Batismo de Jesus e o meu Batismo

O Batismo de Jesus e o meu Batismo

“Os céus abriram-se no batismo do Senhor, a fim de que, pelo banho do novo nascimento, se descubra que os reinos dos céus estão abertos aos crentes, segundo esta palavra do Senhor: «Ninguém, a menos que nasça da água e do Espírito, poderá entrar no Reino de Deus» (Jo 3,5). Entrou, pois, aquele que renasceu e que não negligenciou a preservação do seu batismo…

Uma vez que Nosso Senhor viera dar o novo batismo para a salvação do gênero humano e remissão de todos os pecados, Ele próprio quis ser o primeiro batizado, não para se despojar do pecado, pois não cometera pecado, mas para santificar as águas do batismo com o fim de destruir os pecados de todos os crentes renascidos pelo batismo.”

Cromácio de Aquileia (?-407), bispo

Sou Batizada!
Hoje na Festa do Batismo de Jesus, recordo que também fui batizada. A lembrança do meu batismo me dá a certeza de que sou a filha amada por Deus. Sou totalmente amada, nada em mim é excluída desse amor. O amor de Deus não é frágil, não é ambivalente, não é condicional ou quer me prender, e a lembrança desse amor é que me faz me aceitar e me amar, sinto a minha dignidade.
O batismo me diz que não sou apenas filha dos meus pais, mas filha de Deus. Herdei não só as características dos meus pais, mas também a vida divina. Em mim jorra a fonte do Espírito Santo que nunca seca.
Minha vida é estar em comunhão com Jesus, e olhando para a minha história vejo também a Sua história. Jesus está comigo e em mim. Nunca estou só.
Lembrar-me do meu batismo significa decidir-me pela vida e por Deus. Essa lembrança confirma a minha fé e me impulsiona a viver mais autenticamente como cristã.

“Pais, a Igreja dá a fé pelo Batismo aos vossos filhos e vocês têm a missão de fazê-la crescer, custodiá-la para se tornar testemunho para todos os outros. Este é o sentido de toda esta cerimônia”.

Papa Francisco – Celebração do Batismo de 28 crianças – 08 de janeiro de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *