Home / Missão Laguna Negra

Missão Laguna Negra

Em janeiro 2007, ao realizar uma visita à Casa de Missão que a Comunidade Epifania mantinha em Canutama, e deparando-se com a precariedade da saúde dos ribeirinhos, a fundadora da Comunidade, Doris Pereira de Almeida, sentiu a inspiração de iniciar um trabalho direcionado especificamente à população ribeirinha através de um Barco Hospital que percorreria a calha do Rio Purus, afim de que esta mesma população pudesse receber atendimento médico e odontológico.

Assim, esta inspiração é partilhada e apresentada a D. Jesus, bispo da Prelazia de Lábrea, que acolheu a proposta com certo ceticismo. A partir de então inicia-se o processo de elaboração de um projeto a ser encaminhado a uma Instituição da Itália para aquisição da embarcação. Durante o tramite de aprovação de tal projeto, D. Jesus viaja em férias para sua cidade natal na Espanha, e tem a grande surpresa de encontrar um médico que estava disposto a lhe fazer a doação de um Barco Hospital equipado com um consultório médico e outro odontológico. Percebeu então que o projeto era de Deus e acabou seu ceticismo, aceitando a doação do barco.

Pouco tempo depois, a Comunidade Epifania, ao saber da aquisição do barco, consegue alterar o objetivo do projeto e encaminha à Itália, que prontamente aprova, direcionando a verba para a manutenção e compra de alguns equipamentos que ainda faltavam para implementar o Barco Hospital. Em setembro de 2007, o Dr. Manuel Gimeno em pessoa leva o Barco Laguna Negra desde Manaus até Lábrea, fazendo a doação do mesmo à Prelazia na pessoa de Dom Jesus Moraza.

MISSÃO LAGUNA NEGRA 2017: INSCRIÇÕES