Home / Igreja no Mundo / Chile: “Fiesta Grande” de Nossa Senhora do Rosário de Andacollo recebe 200 mil peregrinos

Chile: “Fiesta Grande” de Nossa Senhora do Rosário de Andacollo recebe 200 mil peregrinos

Em Andacollo, cidade situada no norte do Chile, tendo como lema “O Papa Francisco nos fala de Maria”, milhares de fiéis celebraram a “Fiesta Grande” de Nossa Senhora do Rosário de Andacollo.
Autoridades municipais de Andacollo calcularam que, durante os cinco dias da festa, passaram pelo Santuário dedicado à Virgem do Rosário mais de 200 mil peregrinos.

A Missa principal foi celebrada pelo Arcebispo de La Serena, Dom René Rebolledo, no dia 26 de dezembro.
Em sua homilia, Dom Rebolledo disse que a comunidade enche-se de gozo “pelo encontro fraterno, or el encuentro fraterno, simples, edificante que em todos os anos se cria neste maravilhoso santuário.”

Mistério de Natal

O Arcebispo tratou do mistério de Natal afirmou que “contemplando hoje a Maria de Andacollo, sem dúvida, nos fixaremos no Menino que Ela traz em seus braços”.

“Na face do Menino de Belém se reflexa o mais nobre do coração humano, os melhores sentimentos, os mais belos desejos que cada um de nós tem para si mesmo, nossas queridas famílias e nossa amada pátria”, disse o Prelado.

Dom Rebolledo incentivou a que se olhasse o Menino Jesus e descobrisse nele a face dos “pobres, débeis e indefesos”. O Menino, em sua simplicidade denuncia o “orgulho, a soberba, os afãs de poder”.

Festa de Nossa Senhora do Rosário de Andacollo

A Festa de Nossa Senhora de Andacollo é celebrada no primeiro domingo de outubro e na semana de 23 a 27 de dezembro, anualmente.

No Chile é uma tradição ter duas datas de celebração das festas religiosas populares.

Uma delas é chamada de “Fiesta Chica” e é realizada no dia da solenidade do santo ou da devoção mariana.

A outra comemoração é denominada de “Fiesta Grande” e é realizada em uma data de maior comodidade para os peregrinos que vem de longe dela participarem. (JSG)

Fonte: Gaudium Press