Home / Carisma Epifania

Carisma Epifania

estandarte_epifaniaO Verbo se fez carne e habitou entre nós e nós vimos a sua glória”. (Jo 1,14)

O Carisma da Comunidade Epifania se fundamenta no evangelho de Jo 1,14, a encarnação do Filho de Deus, experiência básica da bondade e do amor condescendentes de Deus para com o homem: ‘o nosso Deus se fez carne para elevar-nos à sua estatura, filhos de Deus! À luz deste Evangelho, a Comunidade é chamada a “Manifestar a glória de Deus no mundo”. O que implica no anúncio da Paternidade Divina, da nossa filiação e da evangelização a serviço da caridade: em Cristo somos irmãos!

 “Chamados a manifestar a glória de Deus no mundo.”

 A glória de Deus está em que se realize esta manifestação e esta comunicação da sua bondade, em ordem às quais o mundo foi criado. Fazer de nós «filhos adotivos por Jesus Cristo”. “Assim aprouve à sua vontade, para que fosse enaltecida a glória da sua graça» (Ef 1, 5-6): «Porque a glória de Deus é o homem vivo, e a vida  do homem é a visão de Deus: se a revelação  de Deus pela criação já proporcionou a vida a todos os seres que vivem na terra, quanto mais a manifestação do Pai pelo Verbo proporciona a vida aos que veem a Deus!» CAT 294. 

Na oferta da nossa vida, somos chamados a manifestar e comunicar a bondade de Deus que nos faz filhos em Jesus Cristo. Essa experiência leva-nos, na paz e na alegria, à confiança ilimitada, ao abandono incondicional nos braços do Bom Deus. Os componentes essenciais da espiritualidade do Carisma Epifania, ou seja, o estilo de vida que essa via, nos propõe no seguimento de Jesus Cristo pela consagração envolve quatro pontos:

Filiação: Deus é Pai e Bom e somos irmãos em Jesus Cristo – fraternidade;

Gratidão: Somente um coração agradecido adora a Deus pelo que Ele é e por tudo o que se é e se tem na vida – oração;

Oferta: gratuidade em ofertar a Deus a vida: ouro, incenso e mirra, a totalidade da vida, missão;

Confiança: esperar tudo do Bom Deus, experiência da providência – partilha material;

carisma_epifania02