Home / Missão Laguna Negra / Aluna leva conhecimentos da graduação para missão amazônica

Aluna leva conhecimentos da graduação para missão amazônica

1433516761386(1)Durante o mês junho, a aluna do curso de Ciências Biológicas, Nataly Gerhardt, realizou uma missão na Amazônia. Além da evangelização, ela desenvolveu ações de promoção à saúde e ecologia nas comunidades ribeirinhas. Confira o depoimento dela:
‘A Missão Laguna Negra é um projeto de evangelização das comunidades ribeirinhas do Amazonas, que possui um atendimento médico e odontológico aos moradores da região. O projeto conta com um barco-hospital que atende cerca de 200 comunidades pela única via de acesso que é o rio Purus e seus afluentes.
A Comunidade Católica Epifania é responsável por essa missão juntamente com a Prelazia de Lábrea, que todo ano no período de maio a julho necessita de profissionais e voluntários que se dediquem para o bem comum, não importando a área de atuação.
Ao analisar as comunidades ribeirinhas do ponto de vista do curso de Ciências Biológicas, foi possível observar a necessidade de realizar uma horta vertical, visto que com as enchentes periódicas na região os moradores acabam perdendo a maioria das hortaliças. Também foram realizadas diversas palestras para promover a conscientização ambiental sobre o descarte do lixo e modo de tratamento da água  a fim de evitar diversas doenças.
Além disso, foi possível exercer a evangelização com as visitas nas casas e a catequese infantil. A experiência de estar na Amazônia amplificou o olhar sobre a dedicação do servir ao próximo. Foi uma graça muito grande atuar como uma profissional pela primeira vez servindo aos que precisam, seguindo o conselho de Dom Bosco, o pai e mestre da juventude “O Senhor nos colocou neste mundo para os outros” e não importando a profissão o importante é servir e evangelizar.
Ao final, foi possível observar a importância que um projeto tão simples promoveu aos moradores e a comunidade. Ainda que sendo um gesto simples,  foi algo válido de realizar em vista da felicidade e carisma da comunidade ribeirinha.
Após as três semanas vivenciando com as comunidades da Amazônia, percebo que eu trouxe muito mais do que levei. A experiência foi incrível e ficou marcada em minha história, e uma saudade anseia no coração para um novo encontro. Esse projeto conta com a providência para se manter e também precisa de recursos humanos e financeiros”.

A missão precisa de voluntários

A Missão Laguna Negra, barco-hospital que atende as comunidades ribeirinhas do Amazonas precisa de profissionais da saúde como voluntários. Se você é médico, dentista, técnico em enfermagem ou em saúde bucal, fisioterapeuta ou enfermeiro, e tiver disponibilidade de doar o seu tempo a serviço da evangelização, seja um voluntário desta missão.
Aproximadamente 200 comunidades ribeirinhas são atendidas pelas quatro Paróquias, pela única via de acesso que é o rio Purus e seus afluentes. O Barco Hospital é equipado para o atendimento das milhares de famílias ribeirinhas que se encontram ao longo de mais de 2 mil quilômetros do Rio Purus. É possível se inscrever para os períodos de 25 de maio a 10 de junho e de 04 a 23 de julho. Passagens aéreas, hospedagem e alimentação são responsabilidade do Projeto da Missão Laguna Negra.

A Comunidade Epifania, co-fundadora da Missão Laguna Negra, por meio de sua fundadora, ainda realiza para esta missão a arrecadação de todos os tipos de medicamentos. O ponto de entrega é a sede da Comunidade Epifania, localizada na Av. Cesar Hilal, 460, em Bento Ferreira.

20150530_160142(1)20150530_164701(1)

20150530_164714(1)

Fonte: Portal www.catolica-es.edu.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *